Temporada 2013 - 2014

Em 2014 o Opera Studio da UFPE irá apresentar três óperas: 1 - "A Médium", 2 - "O Telefone" (ambas de Menotti) e 3 - La Traviata in Concert (Verdi).


ÓPERA THE MEDIUM DE GIAN CARLO MENOTTI

The Medium é uma ópera contemporânea dividida em dois atos e tem uma hora de duração. Apesar do tema, não tem pretensão religiosa.
SINOPSE - Composta em 1947, The Medium descreve a tragédia de Madame Flora, uma mulher que se apresenta como médium e não tem qualquer escrúpulo em enganar seus clientes, até ser surpreendida por um acontecimento que não previu. Este incidente abala sua autoconfiança, deixando-a quase louca. Madame Flora pede perdão a Deus por seus pecados, mas um mistério mudará sua vida para sempre.

PERSONAGENS
THE MEDIUM                                ME. FLORA                          (mezzo-soprano)
MONICA                              FILHA DE ME. FLORA          (soprano)
TOBY                                               ENTIADO                             (ator)
SR. GOBINEAU                  CLIENTE                              (barítono)
SRA. GOBINEAU               CLIENTE                              (soprano)
SRA. NOLAN                                  CLIENTE                              (soprano)
VOZ                                       “FANTASMA”                      (soprano)

ORQUESTRA
Maestro
1 Flauta, 1 Oboé, 1 Clarinete em Bb, 1 Fagote, 1 Trompa, 1 Trompete, 1 Percussionista: 2 pratos suspensos - tambor pequeno – tarol – bumbo - triângulo – tamborim, 2 Pianos Quinteto de Cordas: 1 I Violino, 1 II Violino, 1 Viola, 1 Cello, 1 Contrabaixo
2º Título: La Traviata - G. Verdi (texto retirado da Wikipedia)

Sinopse:

Ato I


É noite de festa na casa da cortesã Violetta Valéry. Violetta, prometida ao Barão Douphol, é apresentada pelo seu amigo Gastone de Letorières a Alfredo Germont. Gastone conta que ele já conhecia Violetta há algum tempo e a amava em segredo. Alfredo, então, fazendo um brinde a Violetta, declara-lhe o seu amor.
Violetta responde a Alfredo que, sendo uma mulher mundana, não sabe amar e que só lhe poderia oferecer a amizade, sendo que Alfredo deveria procurar outra mulher. Mas ainda assim, Violetta oferece-lhe uma camélia que carrega entre os seios e pede-lhe que volte no dia seguinte. Após a festa, Violetta permanece só e começa a dar-se conta do quão profundamente lhe tocaram as palavras de Alfredo, um amor que ela jamais conheceu anteriormente.

Ato II

Violetta e Alfredo iniciam um relacionamento amoroso e vão morar em uma casa de campo, nos arredores de Paris. Aninna, a criada de Violetta, conta a Alfredo que Violetta tem ido constantemente a Paris vender seus bens, para suportar as despesas da casa de campo.
Giorgio Germont, o pai de Alfredo, visita Violetta e suplica-lhe que abandone Alfredo para sempre. Giorgio conta-lhe sobre a sua família e especialmente a sua filha, em Provença, e acredita que ver Alfredo envolvido com uma mulher mundana destruiria a sua reputação.
Contrariada, Violetta atende às súplicas de Giorgio e sela um envelope endereçado a Alfredo. Violetta parte para uma festa na casa da sua amiga Flora Bervoix e Alfredo lê a carta. Desconfiado de que Violetta possa tê-lo traído, Alfredo vai até a casa de Flora para se vingar.

Ato III

A festa tem início com um grupo de mascarados que lhes proporcionam um divertimento. Violetta chega à festa acompanhada pelo Barão Douphol. Alfredo surge logo em seguida.
Alfredo começa a jogar com o Barão e ganha. No momento em que o jantar é servido, Violetta e Alfredo permanecem a sós no salão e Alfredo força-a a confessar a verdade. Violetta, mentindo, diz amar o barão. Furioso, Alfredo convoca todos para o salão e atira à cara de Violetta todo o dinheiro ganho no jogo e desafia Douphol para um duelo. Violetta desmaia, Alfredo é reprimido por todos e a festa termina.

Ato IV

Violetta está doente e empobrecida, depois de se desfazer de todos os bens. Tomada pela tuberculose, recebe cartas de vários amigos e uma, em especial, chama-lhe a atenção. É de Giorgio Germont, arrependido por ter colocado Violetta contra Alfredo.
Giorgio e Alfredo visitam Violetta, e reconciliam-se. Violetta e Alfredo começam a fazer planos de vida para depois da recuperação de Violetta. No entanto, Violetta está muito debilitada físicamente e começa a sentir o corpo ceder. Entrega a Alfredo um retrato seu e avisa-o para que o entregue à próxima mulher por quem ele se apaixonar. Violetta sente os espasmos da dor cessarem, mas em seguida expira.

TEMPORADA 2013

Em 2013 o Opera Studio da UFPE apresentou 4 montagens encenadas, da ópera Gianni Schicchi (parte da trilogia “Il tritico”) de Giaccomo Puccini.

A primeira desta série foi realizada em homenagem ao aniversário da Universidade Federal de Pernambuco no dia 19 de Agosto de 2013, no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, para um público de duas mil pessoas, com Coordenação e regência de Adriano Pinheiro e direção cênica de Marcondes Lima.

http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=47537:musica--opera-comemora-aniversario-da-ufpeespaco-recebe-hoje-as-19h-uma-apresentacao-da-opera-gianni-schicchi-de-giacomo-puccini&catid=9&Itemid=73

http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=47692:aniversario-de-67-anos-da-ufpe&catid=5&Itemid=78

As apresentações subsequentes da ópera Gianni Schicchi, ocorreram no Teatro Santa Isabel e tiveram a Coordenação Geral de Adriano Pinheiro, Regência do Prof. Dr. Linus Lerner, e Direção Cênica de Marcondes Lima.
https://www.youtube.com/watch?v=tC_J4KkG2Wk
https://www.youtube.com/watch?v=NnbsAtTP0aI
http://www.vejadica.com/a-ufpe-apresenta-opera-gianni-schicchi-teatro-santa-isabel-recife/
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/11/16/internas_viver,474172/opera-studio-da-toque-italiano-ao-teatro-de-santa-isabel-com-em-gianni-schicchi-em.shtml
1º Título: Gianni Schicchi - G. Puccini (texto retirado da Wikipedia)
Sinopse:
Sabemos que Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia, colocou os seus inimigos políticos e pessoais no Inferno. Entre os desafetos do poeta estava Gianni Schicchi, cidadão de Florença, que teria falsificado o testamento de Buoso Donati (Dante era casado com Gemma Donati, um membro dessa família), deixando a maior parte dos bens de Buoso, que morreu a 1 de setembro de1299, para a família Schicchi. O objetivo da ópera de Puccini é provar que, afinal de contas, Gianni Schicchi não merecia ir parar no inferno…

Enredo:
Florença, 1 de setembro de 1299. Buoso Donati acaba de morrer. Seus parentes, reunidos no quarto em torno ao leito de morte, choram lágrimas fingidas, cada um deles de olho na herança. O falecido é membro da alta burguesia, dono de moinhos e distribuidoras de farinha, fábricas de macarrão e panetone, padarias, etc., sendo as Indústrias Donati uma das empresas mais bem sucedidas de toda a Toscana. Em meio às preces fúnebres e aos prantos, cochicham nos ouvidos uns dos outros: "Ouviste o que dizem em Signa (onde estão situados os moinhos)? " "Parece que ele deixou todos os bens para os frades do convento de Santa Reparata." Este rumor causa alarme entre os membros da família. "Se o testamento já está no cartório," diz o velho Simone, "nada resta a fazer. Mas pode ser que ainda esteja neste quarto." Rebuliço, abrem gavetas, fuçam aqui, fuçam ali, até que Rinuccio, excitado, anuncia: "Achei! O testamento de Buoso Donati!" Fantasia que o tio pode tê-lo deixado rico, permitindo assim seu casamento com Lauretta, a filha de Gianni Schicchi. A leitura do testamento, porém, causa grande decepção entre os Donati. O falecido deixou quase tudo para os frades, e praticamente nada para eles, que começam a chorar - agora sim, lágrimas de verdade. Mas nem tudo está perdido, diz Rinuccio; há uma pessoa que pode nos ajudar. Quem? Gianni Schicchi. Mas ao ouvir tal nome, a velha Zita se enfurece - Nunca! Nunca vou permitir que meu neto se case com a filha desse cidadão, sem eira nem beira, sem dote nem nada, esse forasteiro que chega aqui em Florença e pensa que pode… Mas Rinuccio defende seu futuro sogro, dizendo que ele é um grande jurista, além de muito esperto, e que ele é um desses talentos que, vindos de outras partes, assim como Giotto, Arnolfo, ou os Medici, enriquecem a vida de Florença (Firenze è come un albero fiorito).


Chega Gianni Schicchi com sua filha Lauretta, e se põe a par da situação. Ele sabe que é detestado naquela casa, mas isto não quer dizer que tenham qualquer pejo em recorrer a ele, agora que estão em apuros. Lauretta, que está perdidamente apaixonada por Rinuccio, pede ao pai que faça algo pelos Donati. "Por essa gente?" diz ele. "Nada! Não faço absolutamente nada!" É então que Lauretta, com sua célebre ária O mio babbino caro consegue amolecer o coração do pai. Gianni expõe seu plano: já que ninguém fora daquela casa sabe que Buoso Donati morreu, que alguém vá à cidade avisar ao tabelião que a saúde do Sr. Donati piorou muito, e que este quer fazer seu testamento. Enquanto isto, o cadáver é escondido, e Gianni Schicchi, cuja semelhança física com o falecido é marcante, além de poder imitá-lo com perfeição com sua voz de falsetto, se põe no leito para a farsa. Assiste-se então a um espetáculo de ganância, sordidez e mesquinharia, quando cada um dos Donati tenta subornar Gianni Schicchi para poder ficar com a maior parte dos bens. Gianni adverte-os, porém, do risco que estão correndo: a pena para afalsificação de documentos na República de Florença é a amputação da mão e banimento perpétuo da cidade, tanto para o perpetrador do crime quanto para seus cúmplices. Addio Firenze, addio cielo divino, io ti saluto con questo moncherino… (Adeus, Florença, adeus céu divino, eu te saúdo com este toco de braço) canta ele, fazendo troça dos parentes.
Chega o notário, com as testemunhas do cartório. O farsante começa a ditar seu testamento. Alguns trocados para os frades, tudo bem. O dinheiro vivo que se encontra na casa, em partes iguais para os membros da família, tudo bem. Mas os Donati ficam estarrecidos quando ele deixa a mula, a casa, os moinhos e as empresas Donati para… "seu devoto amigo… Gianni Schicchi!" Após a retirada dos representantes da lei, há alvoroço na casa dos Donati - que agora é, legalmente, a casa de Gianni Schicchi. A casa é saqueada; roubam tudo que podem: as roupas de seda fina, as jóias, os objetos de arte, a prataria, até mesmo a mobília. Só os dois amantes, Rinuccio e Lauretta, alheios a tudo que se passa em torno deles, cantam seu pequeno dueto de amor. Gianni Schicchi se levanta da cama, então, e pergunta ao auditório se o dinheiro de Buoso Donati poderia ter tido um fim melhor. "Se é opinião de Dante que eu deva ir parar no inferno, se vocês se divertiram, espero que tenham uma opinião melhor…"


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